Especialização em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial da PUC-SP

Com características únicas no contexto brasileiro, o curso de Especialização em Ciências Humanas e Pensamento Decolonial da PUC-SP abrange três importantes áreas de pesquisa: Teoria das Ciências Humanas; Decolonialidade e Pensamento Diaspórico e Estudos de Gênero.
O curso oferecerá um aprofundamento dos principais debates contemporâneos relacionados à perspectiva decolonial no interior das ciências humanas.
Com suas linhas de pesquisa, que darão consistência aos módulos semestrais, o curso pretende expor as diferenças conceituais e temáticas da produção decolonial nos séculos XX e XXI, tendo como postulados metodológicos a pluralidade e a interseccionalidade.

Aulas e atividades online

Objetivos

Formar pesquisadores que, no exercício rigoroso e crítico das ciências humanas, estejam capacitados para formular e analisar questões contemporâneas a partir do domínio de conceitos e tradições do pensamento decolonial.
Apresentar uma formação voltada aos temas do pensamento contemporâneo em ciências humanas, com enfoque decolonial.
Formar pesquisadores que possam contribuir teoricamente e politicamente no campo das pautas decoloniais.

Propiciar uma formação crítica que permita a atuação de seus egressos na formulação de políticas públicas e consultoria para instituições em temas como cotas raciais, diversidade de gênero, sexual e religiosa, além do enfrentamento ao racismo.
Municiar às(aos) pós-graduandos(as) referências que permitam interpretar textos e documentos de forma rigorosa e crítica, combinando a reflexão conceitual com domínio da análise decolonial.
Oferecer a profissionais de outras áreas da ciência e da cultura a capacitação para refletir criticamente sobre seus próprios campos de estudos.
Incutir bases epistemológicas e conceituais que permitam aos egressos uma atuação consistente no âmbito da pesquisa acadêmica e demais áreas que envolvam a utilização de estruturas argumentativas de cunho cultural, artístico ou político, tendo como referenciais a metodologia e a problematização específicas do pensamento decolonial.

Público-alvo
Curso direcionado a portadores de diploma de curso graduação em Artes, Letras, Filosofia, Direito, Ciências Sociais e demais áreas que pretendam aprofundar ou ter subsídios acerca do pensamento decolonial.

Currículo

O curso organiza-se em 3 (três) eixos temáticos que dialogarão em cada semestre: Teoria das Ciências Humanas; Decolonialidade e Pensamento Diaspórico e Estudos de Gênero. As linhas de pesquisa acima descritas serão apresentadas em 4 (quatro) módulos semestrais, que abarcarão conteúdos curriculares componentes de cada eixo, permitindo o debate transversal dos temas e conceitos. Os módulos serão assim distribuídos: Módulo I (120 horas); Módulo II (120 horas); Módulo III (90h), além da carga horária relativa ao Trabalho de Conclusão de Curso (30h), totalizando 360 horas.
Os módulos I e II serão apresentados em 4 (quatro) disciplinas semanais de 2h (duas horas), às segundas, terças, quartas e quintas, correspondendo a 17 (dezessete) semanas de atividades.
O módulo III será apresentado em 3 (três) disciplinas semanais de 2h, às terças, quartas e quintas, correspondendo a 17 (dezessete) semanas de atividades.
O módulo IV, relacionado à Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso, será composto por 30h semestrais de orientações e atividades, planejadas com os(as) docentes orientadores(as).
Os eixos temáticos são formados pelas seguintes disciplinas:
 – Teoria das Ciências Humanas. Disciplinas: Filosofia das Ciências Humanas; Arte, imagem e política; Filosofia Contemporânea.
 – Decolonialidade e pensamento diaspórico: Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico I; Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico II, Estudos sobre racismo e necropolítica; Abolicionismos, quilombismos e pensamento brasileiro; Perspectivismo ameríndio.
 – Estudos de Gênero. Gênero e decolonialidade; Problemas de Gênero e Política no séc. XXI, Epistemologias Feministas.

Docentes

Abigail Campos Leal http://lattes.cnpq.br/4623119365423171

Alana Moraes de Souza http://lattes.cnpq.br/7263979800586570

Clara de Freitas Figueiredo http://lattes.cnpq.br/8612552632543905

Jonnefer Francisco Barbosa http://lattes.cnpq.br/1111613102746855

Maria Fernanda Novo http://lattes.cnpq.br/2774460864332815

Yolanda Glória Gamboa Muñoz http://lattes.cnpq.br/0160230560807240

Para mais informações e inscrições

https://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/ciencias-humanas-e-pensamento-decolonial

Etiquetado , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: